domingo, 20 de setembro de 2009

NITERGATE: A quase solvência do Grêmio Niterói




















Há 43 anos, como jornalista e cronista social, venho acompanhando, pesquisando e coletando material sobre a vida social de Canoas. E de tempos em tempos a vejo se desfazendo ante os olhares indiferentes das autoridades, dos políticos, das lideranças comunitárias e dos próprios associados dos clubes sociais. Clubes que desaparecem como por encanto ante administrações irresponsáveis, mal intencionadas e até através de atos ilícitos.

Lembro que no ano de 1973, por ocasião da primeira edição da Festa dos Destaques, na qual eu, como cronista social, outorgava à personalidades municipais e estaduais o Troféu Imagem como reconhecimento por modelares trabalhos, atitudes e comportamentos, acabei - e por acaso do destino - descobrindo a sistemática de desvios de recursos do clube que vinha sendo praticada no Grêmio Esportivo Niterói pelo então presidente Carlos Körting. A revelação de tal situação havia sido denunciada, via telefonema, pelo então diretor social Manoel Wissmann, o Neco, ao presidente do Conselho Deliberativo do "Clube Grená", João Pedro Arduin. E tudo, como disse, aconteceu por uma acaso do destino, pois que foi através de uma linha cruzada quando tentava contatar com o diretor social Neco para confirmar a programação social do clube.

Tal feito denunciei na minha coluna social no semanário O Timoneiro, sob o título NITERGATE, título inspirado no caso Watergate, que acabou por obrigar ao presidente norte-americano Richard Nixon, a renunciar e tempos depois gerou o livro "Todos os Homens do Presidente", de autoria dos jornalistas do Washington Post, Carl Bernstein e Bob Woodward. O final desse enredo foi a deposição e a expulsão do então presidente do Grêmio Niterói dos quadros do clube. Assim, fui peça importante e definitiva à salvação da provável solvência do "Clube Grená", ainda na década de 70.

É fato, porém, que depois das muitas reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do Clube, que contou com a cobertura da Rádio Real pelo saudoso repórter Gomercindo Lemos e do próprio semanário O Timoneiro e, por fim, a expulsão do Presidente dos quadros do clube, fui, por duas vezes, quase vitimado por atropelamento pelo então presidente deposto Carlos Körsting.

Em meados do ano de 1973 eu, como cronista social, promovia a I Festa dos Destaques no Grêmio Niterói. E em 1976, novamente no Grêmio Niterói, sob o signo deste jornalista, acontecia a IV Festa dos Destaques, com a outorga do Troféu Imagem, quando foram distingüidos, entre outras personalidades, Lydia Moschetti, que fundou a Associação de Proteção dos Animais; o craque Paulo Roberto Falcão, então do S. C. Internacional e Seleção Brasileira e depois do Roma / Itália; o ecologista José Lutzemberg e a atriz Diana Rejane Schuamnn, natural de Canoas, que à época trabalhava em novelas da Rede Globo.

*** A memória do histórico Grêmio Esportivo Niterói continuará nas próximas postagens.

# Para ver melhor as fotos basta um clic sobre as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário