sábado, 26 de setembro de 2009

Campanha "S.O.S. GRÊMIO NITERÓI"


Canoas, em termos de clubes sociais, parece pré-destinada a jamais conseguir um clube a altura das suas necessidades, expectativas e poder econômico e social. Tentativas e iniciativas de abnegados homens não faltaram nos últimos 80 anos. Desde o Salão do Waldoff, passando depois pela criação do Clube de Bolão Gaúcho, que surgiu da necessidade dos homens praticarem esportes como bocha e bolão. O Clube Comercial, então funcionando na rua Araçá, que desconhecemos a razão da sua extinção. O Clube Cultural Canoense também surgido da iniciativa de um clube voltado, inicialmente, ao futebol, em 21 de março de 1933. E três meses depois, com o objetivo de reunir os esportistas da então Vila Niterói, hoje promovida a bairro, nasceu o Grêmio Esportivo Niterói, exatamente no dia 30 de junho de 1933.

O tempo foi passando e o único clube que foi acompanhando as necessidades e certos modernismos foi o Grêmio Niterói que, deixando a velha sede construida em madeira, passou a ter uma sede social com um certo requinte, como salão de festas com palco e mesanino, mais tarde incrementada pela Boite Bayukas, uma cozinha e copa a altura das expectativas, salas da diretoria e de reuniões. Já nos anos 80, tornava-se pioneiro na construção de piscinas, com um complexo formado por três piscinas, sendo a maior semi-olímpica, e tempos depois proporcionava aos associados a possibilidade da prárica do futsal com seu amplo e bem estruturado ginásio, complementado com palco e mesanino para, na necessidade, receber grandes shows e ou mesmo festa, como o carnaval. Em 14 de março de 1952, ou seja, 19 anos depois, com sede provisória na rua Guilherme Schell, bem no coração de Canoas, era fundada a Sociedade Canoense de Caça, Pesc e Tiro, que visava agregar os adeptos da caça e da pesca.

Oito anos depois, quando o Grêmio Niterói despontava como o melhor clube, com a melhor estrutura social-esportiva, é que a aristocracia canoense se mexeu e resolveu, em 20 de maio de 1960, criar o Canoas Tênis Clube, cujo um dos propósitos era fomentar a prática do tênis. Os anos foram passando e duas décadas e meia depois, novamente a aristocracia, insuflada por um esquema que encobria um doppio giocco, se reuniu no salão social do Canoas Tênis Clube e criou o Canoas Country Club, este projetado essencialmente para ser um clube campestre. Resultante de más administrações e outras que até, oportunisticamente, praticaram golpe financeiro, causando um prejuizo (desvio) de cerca de US$ 100 mil (à época o cruzeiro e o dólar tinham equibvalência, após uma canetada do presidente da República), o CCC acabou sendo, a exemplo do Grêmio Niterói, extinto através de leilões para quitação de dívidas com o FGTS, indenização à secretária do Clube, casualmente a esposa do presidente da última gestão e que foi privilegiada com uma grana bastante significativa, além de outras obrigações legais e com fornecedores.

São iniciativa como a "Campanha S.O.S. Grêmio Niterói", que revela um inconformismo positivo, que Canoas e os Canoenses estão - e isso urge seja feito - precisando.

Para seber mais acesse as páginas: http://sosgremioniterói.blogspot.com e www.sosgremioniteroi.com.br

*** Para ver melhor as fotos basta um clic sobre as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário