domingo, 20 de setembro de 2009

GRÊMIO NITERÓI: o clube "Majestoso"



























Canoas, pelas decanas pesquisas e informações constantes do livro "Almanaque Canoas 2009", a quinta obra deste autor, teve alguns clubes sociais no início do século. Porém, todos de um único proprietário, como o Salão Waldoff. Mas o clube, como associação, mais antigo de Canoas é o Clube de Bolão Gaúcho, fundado em 28/02/1926, cuja primeira sede funcionava na Av. Victor Barreto, em frente à passagem de trem que hávia na rua Araçá. O segundo mais antigo clube social da cidade foi o Clube Cultural Canoense, este fundado em 21/03/1933, portanto há 76 anos servindo a sociedade canoense. Três meses depois, ou seja, no dia 30/06/1933, era fundado o Grêmio Esportivo Niterói, inicialmente como um clube esportivo, passando depois a congregar a sociedade da Vila Niterói (hoje elevado a Bairro), tornando-se um dos mais importantes, tradicionais e prestigiados clubes sociais do Município de Canoas.

Foram seus fundadores, entre outros tantos, o homem de negócios, ex-vereador e loteador da Vila Nitheroy, Arthur Oscar Jochims e o comerciante Armando De Francheschi, que foi reconhecido com o título de "Cidadão Canoense", concedido pela Câmara Municipal de Canoas. Além dessas personalidades de espírito comunitário, pelas diretorias do Grêmio Niterói passaram também Eduardo Antpack, Adair Cini, Adão Carvalho, Wilson Felizardo Lopes e João Pedro Arduin. Foram administrações que sempre perseguiram o senso de congregação da comunidade, dirigiram o "Clube Grená" com ilibadas posturas e atitudes. Depois, a partir do final dos anos 80, já sob a direção de outros administradores, o clube começou a entrar na sua trajetória de derrocada, até a falência por irresponsabilidade dos dirigentes.

No auge da existência, da movimentação social e da representatividade que o Grêmio Niterói desfrutava, era chamado, além do "Clube Grená, devido as suas cores, também de "Majestoso", em razão da sua importância no contexto social de Canoas.

As fotos, quiçá das últimas que lembram a boa fase do "Clube Grená", nos dão uam rápida idéia do que era e do que representava o Grêmio Esportivo Niterói para a vida social canoense, tanto no que diz respeito à vida social, quanto à esportiva e carnavalesca. E foi sob o signo do GN que muitas moças conquistaram importantes títulos de beleza de inconteste significado em Canoas e até em âmbito estadual.

*** No próximo post estaremos abordando e resgatando personalidades e eventos que dignificaram o "Majestoso" Grêmio Esportivo Niterói.

# Para ver melhor as fotos basta um clic sobre as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário