terça-feira, 22 de setembro de 2009

GRÊMIO NITERÓI: Um celeiro de beldades



Nos anos 50 a corrida para a conquista de títulos de beleza ficava entre o Clube Comercial, com sede na Rua Araçá, e o Clube de Bolão Gaúcho, com sua sede à Av. Victor Barreto, antiga "Faixinha", que ligava Canoas a Esteio e Sapucaia do Sul. Dos dois clubes sairam a primeira Glamour-Girl de Canoas, Lacy Rodrigues, em 1955 e a primeira Miss Brotinho de Canoas, Vera Sphor, em 1961.

Nos anos 60 e 70 a concorrência era acirrada entre o Grêmio Esportivo Niterói e o recém fundado Canoas Tênis Clube. E foi Amaryllis Gondin Renz, representando o Grêmio Niterói, a primira a conquistar um título de beleza de ambito estadual: o Cinderela do Calçado do RS, eleita por ocasião da III Fenac, em 1967. Aliás, fruto do meu faro jornalístico e sobre beldades. Incentivada por este blogueiro concorreu e venceu o título municipal. Com a sugestão de que usasse um aplique (era moda à época), foi a Novo Hamburgo, no Restanurante Panorâmico da Fenac, e arrebatou o título estadual. Veio a Canoas acomanhada por uma comitiva singular até então, com o prefeito Hugo Simões Lagranha pontificando o desfile de carros. Foi um evento, sem dúvida, memorável e inesquecível. Na comemoração, dias depois, quando Canoas foi homenageada, também no requintado Restaurante Panorâmico, e quando o Coral de Canoas se apresentou, foi este blogueiro, com orgulho e grande satisfação, o mestre de cerimônia indicado pelo próprio prefeito, e hoje saudoso, Hugo Simões Lagranha.

No anos de 1966, o Grêmio Niterói arrebatou quase todos os títulos de beleza, como Miss Canoas, Rainha da Primavera, Miss Objetiva, Garota do Ano, entre outras. E aí se destacaram a beleza, o charme e o glamour de Ana Beatriz Machado da Silva, Jane Edelci da Silva, Sônia Pistóia e em 1972, já com o conjunto de Piscinas em funcionamento, o "Clube Grená" elegia a belíssima e encantadora Ieda Teresinha Breyer sua primeira Rainha das Piscinas, essa, talvez, a mais bonita entre tantas beldades que surgiram nas passarelas do "Majestoso". Aliás, uma beleza simplesmntente cativante e estonteante que deixou um legado singular.

Foi um tempo em que não havia necessidade de holofotes, pois a própria beleza das gurias (candidatas e presenças nas festas) davam o toque de iluminação e brilho aos eventos. E mais importante: sem que no processo de votação houvesse a famigerada marmelada, fato useiro e vezeiro nos dias de hoje, como aconteceu com uma candidata de Canoas que foi ao Rio disputar o título de Miss Brasil (a escolha (?) da mesma havia sido feita em estilo "apresentação", vejam só, numa boate de Santa Maria. De lá a candidata e os "promoteurs", despois do insucesso, voaram até Florianópiolis onde, como numa mágica, conseguiram uma faixa de Miss Brasil, sem qualquer valor, mas que por certo é guardada como se um troféu de beleza legítimo.

Esse é um bom tema prás "línguas de trapo" ou as "línguas cansadas" constestarem se probatoriamente puderam contestar.

E aqui, nesse rápido rebu (de rebuscado), mostramos algumas das inúmeras garotas bonitas que ajudaram a elevar o nome do Grêmio Niterói, não apenas no município de Canoas, mas também em nível estadual.

*** Para ampliar as fotos basta um clic sobre as mesmas.
*** E-mail para contatos: la-stampa@ig.com.br

3 comentários:

  1. Olá!
    Estou em busca, através de variadas formas de contato, para localizar a primeira Rainha das Piscinas do Grêmio Niterói, Ieda Teresinha Breyer. Quem souber o endereço, telefone ou e-mail, por gentileza entre em contado o mais breve possível com o jornalista Xico Júnior pelo e-mail: la-stampa@ig.com.br ou pelo fone: (51) 3472-6666 - Canoas-RS.

    ResponderExcluir
  2. Nasci socia remida desta sociedade (375-A),sou irma cacula de Sonia Pistoia,tbem me criei indo as piscinas,clube,festas,carnavais e muito mais.Moro nos EUA ha 26 anos...fiquei comovida de ver o nome da minha irma(ja falecida)muitas saudades das criancas com quem cresci. Denise Pistoia

    ResponderExcluir
  3. Olá, Denise!
    Prazer em saber que estás atenta às coisa da cidade. Não sei se lembrar de mim, Xico Júnior. Fui cronista social, desculpe a falta de modéstia, o mais badalado da cidade, e ainda no tempo da saudosa Sônia, que era lindíssima e muito querida.
    Se puderes colaborar para enriquecer não apenas o Blog, mas um livro que estou escrevendo sobre as "meninas" dos anos "diamantinos" e setentinos", que ostentaram títulos de beleza, gostaria que me enviasse através de e-mail fotos da Sônia e até mesmo alguns dados, como data de nascimento, nome dos pais e irmãos e data de falecimento.
    Quem me deu a notícia sobre a saudosa Sônia foi Jane Edelci da Silva (hoje sra. Machidonski), quando ela e o marido estiveram na minha casa. Mas também não tinha nenhuma foto da Sônia. Assim, se tiveres e puderes, aguardo pela tua colaboração.
    Já publiquei seis livros, tendo mais três concluídos aguardando viabilidade para publicação e mais esse "Documento Jr, O Grande Rebu" (de rebuscado), que está 70% pronto, faltando algumas fotos e dados sobre Misses, Rainhas, etc. daquele tempo.
    Fico no aguardo e obrigado pela "visita".
    Abs, Xico Júnior

    ResponderExcluir